PROCESSAMENTO E ROTULAGEM:
fornecimento de hemocomponentes para transfusões

O sangue é separado em hemocomponentes para melhor atendermos às necessidades dos pacientes, transfundindo apenas o componente necessário em maior concentração e menor volume, evitando desperdício e valorizando ainda mais a doação.  

Quais são os hemocomponentes obtidos no processamento do sangue?
    Os hemocomponentes obtidos no processamento são:
Concentrado de Hemácias: parte do sangue que contém os glóbulos vermelhos responsáveis pela circulação de oxigênio para todo o corpo. É o componente mais utilizado em transfusões, indicado principalmente no tratamento de anemia.
Concentrado de Plaquetas: parte sólida do sangue, são as células que iniciam a coagulação do sangue. É indicado em pacientes em tratamento de câncer e em casos de cirurgias cardíacas.
Plasma: parte líquida do sangue, rico em fatores de coagulação. Sua função é fazer o transporte de sais minerais, proteínas e vitaminas para todo o corpo e repor os fatores de coagulação. É indicado em pacientes com doenças graves no fígado, que sofreram traumas por acidentes ou em caso de grandes cirurgias.
Crioprecipitado: preparado a partir de uma unidade de plasma fresco congelado, é administrado na prevenção ou tratamento de hemorragias por deficiência ou disfunção do fibrinogênio, na deficiência de fator XIII, na doença de Von Wilebrand e em complicações obstétricas.

Qual o período de validade de cada hemocomponente?
Após a doação os hemocomponentes podem ser transfundidos durante o seguinte período:
Concentrado de Hemácias: de 35 a 42 dias
Concentrado de Plaquetas: 5 dias
Plasma: 1 ano
Crioprecipitado: 1 ano

Voltar
Rua Garibaldi, 476 - 1° andar - Edifício Centro Médico Pasteur - 95084-901 - Caxias do Sul - RS - Fone: (54) 3027.8600 - Entre em Contato www.keyworks.com.br