banco de sangue
blog

22/09/2017

Quem fez tatuagem ou usa piercing pode doar sangue?

Visualizaes: 101

Doar sangue é um ato muito importante, que pode salvar vidas e, além disso, gerar sentimentos de bem-estar para quem doa. No entanto, existem alguns casos que impedem definitiva ou temporariamente a doação. Um dos mais comuns é a questão de tatuagens e de piercings.
Nesse texto, vamos procurar explicar, de maneira básica, quais a peculiaridades desses casos.

Tatuagem
Quem fez uma tatuagem precisa aguardar por pelo menos 12 meses para fazer uma doação de sangue, por conta do procedimento. Esse prazo é regulamentado por uma portaria do Ministério da Saúde. Mas e por que ele existe?
As regras de doação são para preservar a segurança, tanto de quem doa, quanto de quem receberá o material doado. O prazo específico de 12 meses para quem fez tatuagem é necessário porque a pessoa pode ter contraído algum vírus na hora de fazê-la.
Isso não significa que o procedimento de tatuar não seja seguro. É que o Banco de Sangue não tem como avaliar se todos os estabelecimentos que fazem tatuagens seguem todas as regras de assepsia, por isso se faz necessária a espera.

Piercing
No caso da colocação ou retirada de piercing, a regra é bastante semelhante a quem fez tatuagem. É preciso aguardar 12 meses após o procedimento para fazer a doação.
Mas atenção, quem possui piercing na mucosa oral ou genital está impedido de doar sangue, pois estes locais de forma natural contém muitas bactérias ( flora normal) podendo ir para corrente sanguínea e prejudicar o receptor do sangue.

E maquiagem definitiva?
Pelo procedimento da maquiagem definitiva ser muito semelhante ao da tatuagem a regra a ser seguida também é a do prazo de 12 meses para fazer a doação.

Segurança do processo
Todas essas recomendações do Ministério da Saúde reforçam a segurança do processo de doação de sangue, seja para quem vai doar, seja para quem vai receber. Por isso, é importante que as pessoas compreendam esses prazos e essas regras, como forma de respeito a um bem maior: a vida e a saúde.