banco de sangue
blog

22/09/2017

Quais são os exames realizados no sangue doado?

Visualizações: 108506

São realizados exames de triagem para doenças infecciosas conforme legislação sanitária .São pesquisados doenças como HIV, Hepatite B e C, Doença de Chagas e Sífilis. Além de exames para identificar o tipo sanguíneo.
Os testes têm o objetivo de triagem e não de diagnóstico, por isso não devem ser interpretados como diagnóstico definitivo. Esta metodologia visa garantir a máxima segurança possível para quem vai receber a transfusão.
Os resultados dos exames podem ser retirados 30 dias após a doação do sangue pelo próprio doador ou por outra pessoa com documentação e autorização escrita e assinada.
Caso haja alguma alteração nos resultados, o doador é comunicado e talvez seja necessário repetir os exames, nunca se assuste pois os testes são muito sensíveis!
O doador com algum resultado de alteração nos exames é convocado por carta registrada para ser esclarecido e para coletar nova amostra.
O esclarecimento é feito por um dos médicos do Banco de Sangue, pessoalmente e de maneira individual. Os critérios utilizados na triagem clínica e sorológica dos doadores de sangue visam obter o sangue mais seguro possível para uso transfusional.

Topo