banco de sangue
blog

22/09/2017

Quais as etapas da doação de sangue?

Visualizações: 14447


Conheça melhor as 5 etapas da doação de sangue:

1ª - Cadastro do Doador
O processo de doação se inicia na recepção é realizado o cadastro do doador mediante a apresentação de documento oficial com foto.

2ª - Triagem Hematológica
Nesta etapa é realizado teste de hemoglobina para identificar a anemia, também são verificados os sinais vitais do doador( frequência cardíaca, pressão arterial, temperatura )

3ª - Triagem Clínica
O doador passa por uma entrevista com um profissional capacitado( triador) para avaliar seus hábitos comportamentais e suas condições de saúde. Este é um momento muito importante para que a doação seja segura. Nesta etapa, o triador também define o volume a ser coletado conforme peso do doador.

4ª - Coleta de Sangue-Doação propriamente dita
Depois de constatar que o voluntário está apto a doar, é realizada uma coleta de sangue. O doador é posicionado em uma cadeira semi-sentado, uma veia de um dos braços é puncionada e a coleta é realizada numa bolsa plástica que contém uma solução anticoagulante . Uma amostra do seu sangue é  coletado para a realização de exames de triagem sorológica( reste de seis doenças  pesquisa de grupo sanguíneo.

5ª Lanche
O lanche é servido após a doação para repor as necessidades nutricionais imediatas do doador, o mais importante é a reposição líquida. Nesse momento, é necessário permanecer   no mínimo 15 minutos  .

Topo