banco de sangue
blog

22/09/2017

O que acontece com o sangue doado?

Visualizações: 4468

1- Processamento do Sangue
Nesse setor, o sangue é processado em hemocomponentes. Atraves da separação do sangue por centrifugação dividimos em componente- concentrado de hemácias, plasma fresco, crioprecipitado e concentrado de plaquetas. Estes componentes são armazenados em condições diferentes para que se obtenha o melhor aproveitamento. O concentrado de hemácias fica entre 2-6C; plasma e o crio congelados a -20C as plaquetas em agitação continua em temperatura de 22C


2 - Pré-estoque
Após o processamento do sangue e identificação dos hemocomponentes, as bolsas são armazenadas no pré-estoque aguardando os resultados dos testes laboratoriais.


3 - Imunohematologia e Sorologia
O laboratório de Imunohematologia realiza a tipagem sanguínea  por exames muito especializados (  fenotipagem ABO, determina o fator RH, realiza pesquisa de D-fraco, detecta anticorpos irregulares) e investiga a presença de hemoglobina anormais . Os exames sorologicos  realizados para identificar doenças passiveis de transmissão sanguinea previstos na legislação brasileira seguindo padrões internacionais de qualidade laboratorial, os restes avaliam Hepatite B e C, HIV, doença de chagas, sífilis e HTLV-è utilizado metodologia muito sensível para garantir a segurança  transfusional. . Caso seja verificada alguma alteração, em qualquer teste realizado, as bolsas são descartadas e o doador é comunicado, para prosseguir com novos exames.


4 - Estoque
As bolsas liberadas e rotuladas são encaminhadas ao estoque que abastece os hospitais conveniados da região e as cinco agências transfusionais do Banco de Sangue em Caxias do Sul. A partir deste momento, as bolsas ficam disponíveis para transfusão de acordo com a validade de cada hemocomponente( concentrado de hemácias 35 dias, plasma e crio 12 meses e plaquetas 5 dias)


5 - Transfusão
No Banco de Sangue: são realizadas transfusões ambulatoriais, mediante agendamento, em pacientes que não necessitam de internação. Para isso, é coletada uma amostra antecipadamente para realizar as provas de compatibilidade com o sangue  a ser transfundido. Essa amostra pode ser coletada domiciliar, conforme solicitação do paciente ou familiar.


Nos Hospitais: as transfusões ocorrem por meio das Agências Transfusionais do Banco de Sangue instaladas nos hospitais Círculo, Unimed, Saúde, Virvi Ramos e Pompéia. Nesses locais, o atendimento é 24h.

Topo