banco de sangue
blog

08/02/2021

Fevereiro Laranja e Roxo

Visualizações: 1174

Com o intuito de conscientizar a população sobre o combate ao LÚPUS, MAL DE ALZHEIMER, FIBROMIALGIA E LEUCEMIA, criou-se o Fevereiro laranja e roxo 🧡💜

A cor laranja represente a Leucemia e a cor roxa representa 3 doenças que ainda não possuem cura, o Lúpus, Alzheimer e a Fibromialgia.

Essa campanha foi criada para disseminar informações sobre essas doenças e incentivar o diagnóstico precoce.

Confira as principais características de cada uma delas a seguir:

LÚPUS: Doença que faz com que o sistema imunológico passe a atacar células do próprio corpo, que passam a ser vistas como inimigas. Os principais sintomas são: Confusão mental, manchas avermelhadas na pele, febre persistente, dor nas articulações e fadiga.

MAL DE ALZHEIMER: Doença degenerativa que destrói as células cerebrais. Os principais sintomas são: Perda de memória, confusão mental, dificuldade para lembrar como executar tarefas simples do dia a dia.

FIBROMIALGIA: Síndrome que provoca dores fortes em todo o corpo por longos períodos de tempo. Os principais sintomas são: Dor generalizada, inchaço e sensibilidade nas articulações, fadiga e perda de memória.

LEUCEMIA: Um tipo de câncer que afeta os tecidos que formam células sanguíneas e impede que o corpo combata infecções. A doença costuma se manifestar de forma repentina e agressiva, entretanto as chances de se recuperar chegam a 90%, caso seja diagnosticada nos estágios iniciais. Os principais sintomas são: Dores nas articulações e nos ossos, febre persistente, sem razão aparente, infecções frequentes, sangramento nasal e na gengiva, perda de peso involuntária, tontura frequente.
Normalmente, pacientes com Leucemia são submetidos ao transplante de medula óssea, e normalmente precisam de transfusões de sangue com frequência.

Pessoas que apresentam esses sintomas devem procurar um médico imediatamente.
Quanto mais cedo acontecer a consulta, antes o problema estará resolvido.

SEJA DOADOR DE SANGUE
SEJA DOADOR DE MEDULA ÓSSEA

PREVINA-SE, FAÇA EXAMES REGULARMENTE 👩‍⚕️👨‍🔬

#fevereirolaranjaeroxo #diagnosticoprecoce ##saúde #prevenção

Topo