banco de sangue
blog

21/09/2017

De quanto em quanto tempo posso doar sangue?

Visualizações: 85879

Você é muito importante e não podemos descuidar da sua saúde, doar sangue deve ser muito seguro, por este motivo há um limite que deve ser obedecido.

Em 24 horas após a doação o plasma já é reposto e os glóbulos vermelhos em 4 semanas. Para facilitar essa reposição deve-se tomar muito líquido logo após a doação. Todos os glóbulos vermelhos possuem no seu interior uma molécula de ferro, após a doação é iniciado um processo de retirada de ferro da nossa reserva para fabricar mais glóbulos vermelhos; quando recuperamos o que foi perdido há mecanismos de parada de fabricação. Ou seja, o corpo produz somente o sangue necessário para a reposição em nosso organismo, nem mais, nem menos. Porém para o organismo atingir o nível de ferro que apresentava antes da doação, são necessários de 40 a 60 dias para homens e de 50 a 90 dias para as mulheres. Por isso o intervalo mínimo para a doação..
Por isso, homens podem doar sangue até quatro vezes por ano, com intervalo de 60 dias entre cada doação. Já as mulheres podem doar três vezes ao ano, com intervalo de 90 dias.

No caso de doação de plaquetas por aférese, a medula óssea do doador repõe a quantidade facilmente. Doadores de plaquetas podem repetir a doação a cada 48 horas, sem danos, em até 24 vezes ao ano.

Topo