banco de sangue
blog

21/09/2017

Cinco grandes motivos para você doar sangue

Visualizações: 1448

Você já deve ter ouvido falar da importância de doar sangue, não é mesmo? Às vezes, muitas pessoas só percebem de verdade isso quando algum familiar ou amigo necessita de alguma transfusão.
Mas, você não precisa esperar isso acontecer para entender o quanto é necessário e vital esse procedimento. Além da evidente  importância, existem muitos motivos para fazer uma doação. Nossa equipe do Banco de Sangue de Caxias do Sul elencou cinco deles. Vamos conferir?


Sangue não tem substituto
Talvez você já tenha lido algo sobre sangue produzido artificialmente. Contudo, é importante dizer que, embora haja programas para a produção de sangue em laboratório, ainda são experimentais  .A única maneira possível  de se obter sangue atualmente é por meio da doação.
O sangue é um líquido muito nobre e precioso, pois sem ele ninguém vive. Ele é essencial. Mais do que isso, não há nada no mundo que possa substituir o sangue e seus componentes.
Doar salva vidas
Quantas vezes já ouvimos falar que doar sangue salva vidas? Muitas, mas é sempre bom relembrar por que isso acontece.
O sangue  doado, muitas vezes, vai para transfusões em pacientes que necessitam muito deste recurso para sobreviver. São principalmente utilizados casos de cirurgias de grande porte, acidentes de transito,  crianças prematuras e paciente em tratamento de câncer.
Como o sangue, depois de doado, é separado  em componentes, apenas uma doação é capaz de ajudar até quatro pessoas. Ou seja, como seu ato pode transformar a vida de muitas famílias.
É um ato voluntário
Muitas pessoas procuram algum programa voluntário porque sabem a importância da ajudar outras pessoas. No entanto, no dia a dia, com tantas tarefas, muitas acabam também não se envolvendo, por causa da falta de tempo. Doar sangue é uma ótima alternativa para todos que desejam ajudar e não sabem como ou não possuem muito tempo.
Não prejudica a saúde de quem Doa
Todo este  processo é controlado pelos órgãos reguladores da saúde( vigilância sanitária), e o procedimento segue normas e regras rígidas, tendo como objetivo a segurança de quem doa e de quem recebe a doação. Existem também alguns mitos que envolvem a doação de sangue. Ninguém perde peso e o sangue de quem doa não ficará ‘mais fino’ ou prejudicado depois da doação. O procedimento não é doloroso e nem cansativo e dura menos que 1 hora. A quantidade de sangue retirada para doação é muito pequena, aproximadamente 500 ml.
Ajuda a todos
Como o dito popular de que é dando que se recebe. Ao doar sangue você inicia uma corrente do bem, a sua doação auxilia na recuperação da  saúde de uma pessoa que está doente , que por sua vez vai melhorar a vida das pessoas que estão em volta dele e você fica mais feliz, pois fazer o bem  melhora o coletivo .

Topo