banco de sangue
blog

09/12/2020

Banco de Sangue Coleta Plasma Convalescente de pacientes curados do coronavírus

Visualizações: 700

Oportunidade de cura para pacientes que enfrentam o vírus

O plasma convalescente (plasma sanguíneo coletado de pacientes que já apresentaram infecção por COVID 19) configura uma das terapias de suporte para pacientes graves infectados pelo novo coronavírus uma vez que contem anticorpos contra o vírus. Os anticorpos do doador de plasma auxiliam o paciente infectado que ainda não desenvolveu os seus próprios anticorpos. Em decorrência do expressivo aumento do número de casos de COVID-19 que estamos vivenciando, o Banco de Sangue de Caxias do Sul, que fornece esse tratamento para hospitais de toda a região e tem enfrentado o desafio de manter o estoque desse produto para atender a demanda crescente no Estado do RS.
Há fortes evidencias de que o uso precoce nos paciente graves  traz maior  benefício e por este motivo ter um estoque mínimo é o grande objetivo. “Estamos enfrentado o desafio diário de envio de plasma convalescente para vários Hospitais do nosso Estado que, dependendo da localidade, a logística é feita inclusive de avião para o atendimento com a maior agilidade possível, refere Dr. Tiago Daltoé Diretor Técnico do Banco de Sangue.
O médico, ressalta ainda o fato de que é necessária avaliação prévia dos potenciais doadores de plasma convalescente, uma vez que nem todas as pessoas que foram infectadas desenvolvem anticorpos em quantidade suficiente para que seja feita a doação.

Quem pode doar:
- homens entre 18 e 60 anos
- mulheres entre 18 e 60 anos que não tenham tido nenhuma gestação
- ter tido infecção por COVID 19
- estar há 30 dias sem sintomas ou ter tido alta médica
- portar um exame comprobatório da infecção

Roberto Carlos dos Santos, tem 54 anos, mora em Caxias do Sul e infelizmente testou positivo para o novo coronavírus. A notícia boa é que ele está curado e procurou o Banco de Sangue, espontaneamente, para ajudar pacientes em situação grave, que encontraram na transfusão de plasma uma oportunidade de recuperação e esperança de vida.

Nesta Pandemia, enquanto esperamos pela vacina, precisamos ajudar quem está doente. E muitas pessoas que nunca pensaram em doar sangue tem mais um motivo para abraçar esta causa.
Neste momento, é fundamental que possamos contar com toda a ajuda possível. Se você passou pela infecção da covid 19 e se recuperou venha nos ajudar.
Se você se encaixa nesses critérios faça contato com o Banco de Sangue ou compareça na Instituição.
Rua Garibaldi 476, 1° andar. Telefones 30278600 / 991134710 ambos WhatsApp.

Topo