banco de sangue
blog

22/01/2021

Banco de Sangue alerta a população para doar sangue antes de se vacinar contra a COVID 19

Visualizações: 3882

Após ser feita a vacina, a doação é impedida por 48 horas

Com o início da vacinação contra o coronavírus no Rio Grande do Sul, o Banco de Sangue de Caxias do Sul, pede que a população procure doar sangue antes de se vacinar. Como toda imunização, há um tempo de inaptidão para quem quiser doar sangue. No caso da Coronavac, quem se vacinar deve aguardar 48 horas para doar sangue, por se tratar de uma vacina de vírus inativado, ou seja, a partir do vírus ativo ele é multiplicado e inativado de forma artificial.

Por isso, é de extrema importância que os voluntários possam planejar suas doações, para manter o atendimento seguro e estável dos pacientes que precisam. Para doar, é rápido e simples. Basta fazer o agendamento pelo telefone ou WhatsApp 05499113-4710, no qual é possível escolher o dia e horário mais conveniente para doação de sangue.


Neste momento, os estoques do Banco de Sangue estão operando com 50% da capacidade. Atualmente, o sangue O+ está em estado de emergência, O- em situação crítica, ao passo que o sangue A+ e A- seguem em alerta.


Além, do período de inaptidão após a vacinação, as férias de verão também contribuem para diminuição do número de doadores e, consequentemente, do nível das reservas. Todos os dias os hospitais precisam de sangue para cirurgias, procedimentos terapêuticos e atendimento de urgências e emergências. Por isso, o Banco de Sangue alerta a população, sobre a necessidade de doar sangue para manter a assistência a inúmeros pacientes que dependem da atitude voluntária das pessoas para viver.

DOE SANGUE E SALVE INFINITAS VIDAS!

Topo