banco de sangue
blog

08/08/2019

5 benefícios do voluntariado para sua carreira

Visualizações: 5028

Pode até não parecer, mas o voluntariado é tão importante no seu currículo quanto sua formação e histórico profissional. Isso não quer dizer que a formação ou as passagens profissionais não sejam um dos principais e talvez mais importantes requisitos para sua valorização no mercado, mas experiências voltadas ao trabalho voluntário são mais bem vistas pelos recrutadores no contexto atual.
Isso porque além de trazer experiências pessoais motivadoras e inspiradoras, o voluntariado também envolve pontos chave voltados à carreira. Bora conferir os 5 benefícios elencados?


#1 Propósito de vida
Quando entramos em contato com outras pessoas, conseguimos enxergar melhor suas vivências e então, praticar a empatia. Desta forma, estamos conseguindo entender mais de nós mesmos, de quais são nossos objetivos, do que nos motiva, do que nos inspira e de qual o motivo estamos doando nosso tempo e talento. Assim sendo, com a melhor compreensão do propósito vem o almejo por uma carreira que seja alinhada a ele.


#2 Conhecimento e experiência
O trabalho voluntário nada mais é do que relacionar-se e aprender a lidar com outras pessoas em um ambiente parecido ao profissional, afinal de contas, a palavra “trabalho” compõe a expressão. É importante ter consciência quanto às diferenças encontradas nas atividades voluntárias, saber respeitar e claro, resolvê-las da melhor maneira possível.
Além disso, é em momentos como esse que pode-se desenvolver conhecimentos específicos dentro de um projeto, acesso a novas ferramentas, conteúdos, plataformas, etc.


#3 Senso de confiança e comprometimento
Mostrar seu comprometimento com uma causa é tratar do voluntariado com prioridade, capricho e dedicação para alcançar os objetivos que foram traçados. É um exercício constante que resulta em confiança. Reflete na carreira e nas relações dentro de outros ciclos.


#4 Visão global
A empatia gerada a partir das experiências traz uma visão mais ampla de mundo. Isso porque entendendo o que o outro passa você consegue tirar o foco do seu “próprio umbigo” e compreende as situações de maneira global. Essas ocasiões também afetam a questão emocional do ser humano, uma vez que são capazes de amenizar a ansiedade e estresse diante de cobranças próprias.


#5 Networking e relacionamento
Engana-se quem pensa que quem faz trabalho voluntário não tem preocupações e é desocupado. Na verdade, aqui está uma ótima oportunidade para aprender a relacionar-se com outras pessoas da melhor forma e, por que não, trocar experiências e fazer networking? O networking é um rico e glorioso canal que nos conecta com pessoas e profissionais que nem imaginamos o quanto pode agregar na nossa carreira.

Topo